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FAQ - Principais Perguntas e Respostas sobre Espera Telefônica

FAQ - Dúvidas

FAQ - PERGUNTAS FREQUENTES - RESPOSTAS
Tudo o que você quer - e precisa - saber antes de contratar a criação e gravação de mensagens que tragam ótimos resultados ao seu atendimento telefônico

(Termos e Condições)

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1- Como faço para contratar a M2 Brasil?

Para contratar nossos serviços de gravação para URA e espera telefônica, você deve seguir os seguintes passos:

1- Ouça com atenção os modelos e exemplos de locução que estão em nosso site. Os locutores Marcelo C e Lara B - português, Alex - inglês nativo e Michel D - francês nativo - são os nossos profissionais contratados. Todas as amostras que estão em nosso site são de trabalhos concluídos gravados por eles, sem exceção.

2- Depois de optar pelo locutor, basta solicitar um orçamento ou mais explicações.

Importante:
se você foi encarregado de fazer uma cotação, assegure-se que a pessoa que vai aprovar a gravação também ouça as amostras de voz dos nossos locutores antes de solicitar a gravação, ou certifique-se que você terá a autonomia para aprovar sem interferência. Ressaltamos esta necessidade para evitar que, em processos de delegação mal feitos, outra(s) pessoa(s) dêem palpites sem terem sidos envolvidas no processo de contratação do locutor ou locutora.

2 - Vocês utilizam o aplicativo "Text to Speech" (Padrão do tradutor do Google) em suas gravações?

Categóricamente não! Repudiamos as produtoras e estúdios que utilizam este subterfúgio. Nossos locutores são profissionais, e únicos a fazer nossas gravações. Alguns profissionais de TI, por ter o conhecimento deste aplicativo, às vezes nos questionam se a gravação que receberam foi gravada pelo aplicativo. Para dirimir suas dúvidas, colocamos nossos locutores em contato com eles para ler "ao vivo" um trecho da gravação, e mostrar a eles que são humanos. rsrsrs.

Vale ressaltar que a famosa "voz do Google" também é humana, apenas gerenciada por um software para garantir o entendimento das pessoas, mesmo as que não estã familiarizadas com a lingua. (A locutora atual da "voz" do Google é de uma profissional gaúcha residente no interior do Rio Grande do Sul)



3 - Vocês fazem gravações gratuitas com o texto a ser gravado?

Não, somente gravamos amostras personalizadas (com o texto fornecido pelo cliente) no caso de orçamentos com valores acima de R$ 800,00 - se tal procedimento fizer parte da negociação. A qualidade, dicção, entonação e timbre da voz dos nossos locutores Marcelo C. e Lara B. deve ser avaliada em nosso site, onde podem ser feitas download dos seus "Demos" (Áudios demonstrativos). Nossos locutores são profissionais, e óbviamente não teria como utilizarmos tempo de estúdio, técnico de gravação etc. para gravar amostras, que na verdade já existem no nosso site.


4 - Se depois de receber a gravação meu diretor resolver mudar parte do texto, terá cobrança adicional?

Sim. Neste caso será cobrado o valor adicional da regravação. Por isso, certifique-se que as pessoas com poder de decisão aprovem o texto antes da gravação, e não depois de gravado.

- Para textos pequenos, como pré-atendimento por exemplo, caso haja alterações solicitadas após a gravação será cobrado o valor integral novamente.

- No caso de gravações com duração acima de dois minutos, o valor adicional será calculado de acordo com a proporção do retrabalho.

Nota.: assim como em qualquer outro setor de serviços, os retrabalhos podem ser evitados. No caso de regravações, o custo adicional envolve tempo de estúdio, locutor(a), editor, reenvios etc.



5- E se a pronúncia de alguma palavra estiver errada na gravação?

Se o locutor(a) errar, não terá custo de regravação desde que comunicado em até 2 dias úteis. Após este prazo a regravação será cobrada, (desde que o fato não seja comunicado em até dois dias úteis após a entrega).Assim, os processos de produção não sofrem atrasos.

Recomendamos informar a pronúncia de nomes no próprio texto a ser gravado. Ex.: o nome da empresa AZOZ - pronunciar "
ÁZOZ" com ênfase no "A", e não AZÓZ. Assim podemos evitar retrabalhos.

A mesma regra se aplica a números de telefones ou de endereços:

telefone 2109-1161
- errado

telefone "vinte e um zero nove onze meia um" ou "dois um zero nove um um seis um"
- correto
Ou seja: escreva da forma que deverá ser lida na locução.


6 - E quanto à música de fundo (trilha), posso escolher?

Sim. temos várias amostras nesta página do site. No entanto, recomendamos que nos deixe escolher aquela que mais combine com o perfil da sua empresa.


7 - Se não gostar da música, poderei trocar depois que receber os áudios para conferir?

Sim, sem nenhum custo adicional desde que comunicado em até 2 dias úteis da entrega das provas. Se desejar, pode inclusive nos enviar uma música da sua preferência para inserir na gravação.


8 - Porquê as trilhas (músicas) utilizadas devem ser livres de direitos autorais?

Você já ouviu falar no ECAD? O Escritório Central de Arrecadação? Pois eles podem taxar empresas que utilizam espera telefônica. Mas não com as nossas músicas, que são todas “brancas”, ou seja, isentas de cobrança de de direitos autorais pelo ECAD.


9 - Solicitei a gravação com voz masculina, mas o meu gestor quando ouviu solicitou que regravasse com locução feminina.

Neste caso, o valor da nova gravação também será cobrado, ou seja, você vai pagar as duas gravações - feminina e masculina.


10- E quanto a sotaque regional?

Nossos locutores gravam com sotaque neutro, padrão nacional. O mesmo utilizado em telejornais.

Em cada região brasileira há várias diferenças na fala e no padrão de voz. As entonações, ritmo, velocidade de fala fazem parte da cultura de cada local e forma o regionalismo, conhecido como sotaque.

Veja o que Reinaldo Polito - papa da linguística e da expressão verbal - tem a dizer sobre sotaque:

"Estamos tão acostumados a observar pessoas de outras regiões falando de uma maneira própria delas, que às vezes nos esquecemos de um detalhe curioso - todos nós falamos com sotaque, dependendo do lugar onde estivermos. Assim, para o paulista quem tem sotaque é o nordestino ou o gaúcho, enquanto que para o nordestino ou para o gaúcho quem tem sotaque é o paulista. Por exemplo, quando vou fazer palestras na região nordeste e me convidam para dar entrevistas nas emissoras de rádio ou de televisão, é muito comum me perguntarem: 'Professor, e o seu sutaque? Como o senhor trabalha seu problema de sutaque?' Sim, porque ali, naquela região, quem tem sotaque sou eu rsrsrs."
Fonte: www.reinaldopolito.com.br

Por estes motivos, enfatizamos novamente que antes de contratar um locutor você ouça com atenção as suas gravações publicadas, nas quais poderá avaliar se o sotaque está adequado para sua região.


11 -Posso solicitar o tipo de entonação da locução?

Normalmente o locutor(a) decide de acordo com a sua experiência, avaliando o conteúdo do texto e até o perfil da empresa do cliente. Mas se desejar, pode orientar que a entonação seja mais séria, mais alegre, tradicional etc., no momento da contratação.


12 - Em que momento as gravações são entregues?

1- A gravação para conferir se não existem erros da nossa parte, no formato mp3, é enviada no prazo combinado no momento da contratação.

2- A gravação final no formato da sua central PABX e a liberação para utilização são entregues após a confirmação do pagamento.
Obs.: no caso de parcelamento em duas vezes, o pagamento da segunda parcela deve ser realizado na ato da aprovação das provas, desde que esta aprovação não ultrapasse 5 dias úteis. Caso você não consiga aprovação neste prazo, o pagamento deve ser realizado e as alterações serão feitas posteriormente (sem custo se o erro for nosso, com custo se for erro do cliente ou alteração do texto)



13- Vocês vendem equipamento? E as gravações, vocês instalam em nossa central?

Não. O nosso negócio é a criação e gravação das mensagens. Mas podemos orientá-lo quanto à aquisição de aparelho de espera com pen drive para conectar na entrada “música” da sua central PABX. Aliás, esta é a melhor solução, pois não tem limite de tempo para as mensagens, é mais fácil fazer a atualização e troca das mensagens, e o som é de alta qualidade.
Não instalamos os arquivos de áudio em sua central. Este procedimento é usualmente feito pelo TI da empresa ou pela empresa que presta manutenção ao seu PABX.



14 - O que é URA?

URA é a sigla de Unidade de Resposta Audível. Sabe aquela sequencia de mensagens que você escuta quando liga para um banco ou operadora de telefonia? É isso. Estas mensagens são gravadas separadamente e inseridas num computador. Um software irá gerenciar e reproduzir cada uma das mensagens de acordo com as opções da pessoa que ligou para a empresa.


15 - Qual é a diferença entre pré atendimento, atendimento fora do horário e espera telefônica?

Pré-atendimento é a primeira gravação que você ouve quando liga para uma empresa. É uma mensagem com uma breve saudação e indicação dos ramais internos. Ex.: “Obrigado por ligar para a Rede Globo de Televisão! Para falar com o Jornalismo, tecle 1. Produção do Fantástico, 2. Vídeo Show, 3 ... ou aguarde para ser atendido”.

Atendimento fora do horário, ou atendimento digital noturno é aquela mensagem que você ouve quando liga para uma empresa à noite ou nos finais de semana. Esta gravação normalmente informa os horários de atendimento, o endereço do site e os telefones de plantão

Espera telefônica (chamada em espera)
é a gravação de mensagens informativas ou institucionais que a pessoa ouve enquanto é transferida para um determinado ramal, ou enquanto aguarda atendimento.


16 - Porque o som dos arquivos wav - que é o formato de áudio utilizado pela maioria das centrais pabx - é inferior ao mp3?

É simples. Quando falamos ao telefone, o som é transmitido em uma qualidade baixa de 8 kz. Por isso a gravação da voz da central precisa ser compatível com este padrão. Nossas gravações são enviadas no formato mp3 – alta qualidade – para ouvir no computador e avaliar, e depois enviamos em wav 8khz 16 bits mono para colocar na central. Se você ouvir estes arquivos no computador (wav), vai notar que a qualidade do som é inferior aos arquivos que você recebeu em mp3. Porém ouvindo no telefone, o som fica ótimo. Questão de compatibilidade!


17 - Vocês trabalham com "banco de vozes"?

Não. Por várias razões. Já trabalhamos, mas foi por um curto período de tempo, lá no início da produtora. Não aprovamos esta experiência. “Banco de vozes com free lancers” funciona assim: as produtoras recebem diariamente dezenas de contatos de “locutores” por e-mails, com portfólios nem sempre verdadeiros. Elas cadastram alguns e colocam como opção em seu site. Quando o cliente escolhe um deles, a produtora paga uma parcela (quase sempre adiantada) a este locutor free lancer e fica com o restante. O locutor – raramente especializado em locução para telefonia - envia a gravação, e a produtora faz a mixagem com a música. O locutor não grava na produtora que você contratou, portanto não pode ser orientado quanto à entonação que o texto e o perfil da empresa exigem. E isto é fundamental. Muito bem. Você recebe a gravação, aprova e instala na central. Uma semana depois decide trocar uma palavra ou adicionar um texto. Entra em contato com a produtora... e fica sabendo que aquele locutor não está disponível! A opção é refazer toda a gravação com outro locutor, outra voz. Imagina isso com uma URA, que podem ser centenas de textos a serem regravados para não ficar com vozes diferentes!

Como profissionais, temos o dever de orientá-lo. Empresa que utiliza banco de vozes por vezes nem é produtora especializada, e sim, agência de free-lancers.


18 - Qualquer locutora ou locutora pode gravar áudio para atendimento digital e espera telefônica?

Categóricamente não! Existem ótimos locutores publicitários que por vezes são contratados por produtoras não especializadas para gravar mensagens para espera telefônica. O resultado nunca é o que poderia ter sido se tivesse sido gravado por profissionais experientes nesta mídia. Esta especialização que garante os melhores resultados inclui – além do timbre de voz – a interpretação, inflexão, harmonia com a música de fundo, e muitos outros fatores. Pequenos detalhes que fazem uma grande diferença. Você já deve ter ouvido, principalmente em um certo padrão de locuções femininas, que muitas delas falam rindo. Um riso forçado, que acaba comprometendo o resultado final, nunca atingindo o que tanto buscamos: passar credibilidade às mensagens. Ou seja, nunca contrate uma gravação baseado apenas na "voz"!

19 - Eu moro em Recife, vocês podem me atender? (Recife é apenas um exemplo)

Claro que sim! Atendemos empresas em todo o Brasil e em vários outros países. Nossa estrutura e know-how permite que todo o atendimento seja realizado por telefone, e-mail e internet. Fomos uma das primeiras empresas a trabalhar utilizando todos os recursos online. Não se preocupe. Podemos lhe atender onde quer que sua empresa esteja instalada, tanto com gravações para telefonia quanto com produção de vídeo para sites e redes sociais.

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Orçamento para espera telefônica M2 Brasil

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